PRECIFICANDO PRODUTOS OU SERVIÇOS – PARTE 1

COMO CALCULAR PREÇO DE VENDAS A PARTIR DO ÍNDICE MARKUP (PARTE 1)

MARKUP – é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar ao custo geral do produto uma margem de lucro. É importante incorporar ao custo do produto, impostos e outros percentuais que incidem sobre o preço a ser vendido. Assim chega-se a uma fórmula pratica e rápida para o calculo do preço de vendas.

O preço de vendas de cada item deve ser suficiente para cobrir todos os custos fixos e variáveis, impostos e outras despesas, além de gerar um lucro para manter a empresa ativa.

 

CUSTOS FIXOS: São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos ou adquiridos (exemplos: salários administrativos, água, luz, internet, telefone, materiais de escritórios…);

CUSTOS VARIÁVEIS: São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos ou adquiridos (energia e água na produção, salários e comissões de vendas, impostos, viagens, estadias…);

CUSTOS DIRETOS: São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço;

CUSTOS INDIRETOS: São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas, por não terem ligação direta com a produção;

O preço de venda ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas e ainda sobra um lucro predefinido; deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas;

COMO CALCULAR O MARKUP?

(+) Custos

(+) Impostos

(+) Despesas

(+) Lucro

__________

(=) Preço de Venda

Devemos utilizar o Markup divisor e o Markup multiplicador.

Siglas utilizadas na fórmula:

PV – Preço de Venda

PC – Preço de Custo

CTV – Custo total da venda

MKD – Markup divisor

MKM – Markup multiplicador

 

Calculando o Markup Divisor

Exemplo: um par de sapatos lhe custou R$ 100,00, esse será seu preço de custo. O ICMS sobre a venda é de 18%, PIS e COFINS serão 4,65%.  Para a comissão dos seus vendedores usaremos 2,5% e para despesas administrativas 6% (por rateio). Como margem de lucro definiremos 20% (índice pretendido que poderá variar).

Assim:

(+) ICMS da venda 18%
(+) PIS e COFINS 4,65%
(+) Comissão do vendedor 2,5%
(+) Despesas administrativas 6%
(+) Lucro desejado 20%
(=) CTV custo total da venda em % 51,15%

Então o CVT é a soma de todos as despesas e impostos ao custo do produto, gerando uma somatória de 51,15%, daí pode-se calcular o markup divisor a partir da fórmula:

MKD = (PV-CTV)/100

O preço de venda deve ser considerado 100%.

Então:

MKD = (100-51,15)/100

MKD = 48,85/100

MKD = 0,4885

Utilizando o índice do MKD – Markup Divisor, calcula-se o valor de venda do produto:

PV = PC/MKD

PV = R$ 100,00 / 0,4885

PV = R$ 204,70

Portanto o valor para cobrir todos os custos e ainda gerar o lucro desejado de 20%, deverá ser de R$ 204,70, arredondando será de R$ 205,00.

Com esta formula já é possível calcular o preço de vendas para qualquer produto, porém precisaria ser feita sempre para cada um individualmente.

Ainda pode-se obter um cálculo mais prático e rápido utilizando o MARKUP MULTIPLICADOR. 

CONTINUA PARTE 2

Fonte: Pesquisa na Internet / Sebrae Amapá

Por Laércio Cristino Martins / Sinformas Ltda. / jan/2019.

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