COMO CALCULAR PREÇO DE VENDAS A PARTIR DO ÍNDICE MARKUP (PARTE 1)
MARKUP – é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar ao custo geral do produto uma margem de lucro. É importante incorporar ao custo do produto, impostos e outros percentuais que incidem sobre o preço a ser vendido. Assim chega-se a uma fórmula pratica e rápida para o calculo do preço de vendas.
O preço de vendas de cada item deve ser suficiente para cobrir todos os custos fixos e variáveis, impostos e outras despesas, além de gerar um lucro para manter a empresa ativa.
CUSTOS FIXOS: São todos os gastos que não variam em função dos volumes produzidos ou adquiridos (exemplos: salários administrativos, água, luz, internet, telefone, materiais de escritórios…);
CUSTOS VARIÁVEIS: São gastos que variam proporcionalmente aos volumes produzidos ou adquiridos (energia e água na produção, salários e comissões de vendas, impostos, viagens, estadias…);
CUSTOS DIRETOS: São gastos que podem ser apropriados diretamente ao produto ou ao serviço;
CUSTOS INDIRETOS: São gastos que para serem incorporados aos produtos ou aos serviços utilizam um critério de rateio, também são chamados de despesas, por não terem ligação direta com a produção;
O preço de venda ideal é aquele que cobre todos os custos e despesas e ainda sobra um lucro predefinido; deve ser competitivo e na medida do possível ser melhor que o da concorrência, deve permitir a manutenção do cliente e a expansão das vendas;
COMO CALCULAR O MARKUP?
(+) Custos
(+) Impostos
(+) Despesas
(+) Lucro
__________
(=) Preço de Venda
Devemos utilizar o Markup divisor e o Markup multiplicador.
Siglas utilizadas na fórmula:
PV – Preço de Venda
PC – Preço de Custo
CTV – Custo total da venda
MKD – Markup divisor
MKM – Markup multiplicador
Calculando o Markup Divisor
Exemplo: um par de sapatos lhe custou R$ 100,00, esse será seu preço de custo. O ICMS sobre a venda é de 18%, PIS e COFINS serão 4,65%. Para a comissão dos seus vendedores usaremos 2,5% e para despesas administrativas 6% (por rateio). Como margem de lucro definiremos 20% (índice pretendido que poderá variar).
Assim:
(+) ICMS da venda | 18% |
(+) PIS e COFINS | 4,65% |
(+) Comissão do vendedor | 2,5% |
(+) Despesas administrativas | 6% |
(+) Lucro desejado | 20% |
(=) CTV custo total da venda em % | 51,15% |
Então o CVT é a soma de todos as despesas e impostos ao custo do produto, gerando uma somatória de 51,15%, daí pode-se calcular o markup divisor a partir da fórmula:
MKD = (PV-CTV)/100
O preço de venda deve ser considerado 100%.
Então:
MKD = (100-51,15)/100
MKD = 48,85/100
MKD = 0,4885
Utilizando o índice do MKD – Markup Divisor, calcula-se o valor de venda do produto:
PV = PC/MKD
PV = R$ 100,00 / 0,4885
PV = R$ 204,70
Portanto o valor para cobrir todos os custos e ainda gerar o lucro desejado de 20%, deverá ser de R$ 204,70, arredondando será de R$ 205,00.
Com esta formula já é possível calcular o preço de vendas para qualquer produto, porém precisaria ser feita sempre para cada um individualmente.
Ainda pode-se obter um cálculo mais prático e rápido utilizando o MARKUP MULTIPLICADOR.
CONTINUA PARTE 2
Fonte: Pesquisa na Internet / Sebrae Amapá
Por Laércio Cristino Martins / Sinformas Ltda. / jan/2019.