FÉ E POLÍTICA

Religião, Futebol e Política, não se discutem. Uma frase enraizada em nossa sociedade que pode denominar em um grande descompromisso social, talvez por ser mais cômodo aceitar, (aceita que dói menos), são algumas falas populares que causam prejuízos no decorrer dos tempos.

SE DISCUTEM SIM!!! Temos que quebrar esse paradigma e lembrar que o Poder emana do POVO, e esses temas se misturam.

“A palavra “política” é derivada do termo grego “politikos”, que designava os cidadãos que viviam nas “polis”. “Polis”, por sua vez, era usada para se referir às cidades e também, em sentido mais abrangente, à Sociedade Organizada.”

Dessa forma, a origem da política remonta à participação na comunidade, à vida coletiva. Bem diferente do que se costuma pensar sobre a política como algo limitado aos políticos profissionais e longe do nosso cotidiano.

A política, para Aristóteles, começa no seio familiar, na convivência entre familiares, e depois se expande para o resto da sociedade. A não ser que você seja um eremita (um indivíduo que foge completamente do convívio social), só que não conseguirá escapar da política. (Fonte: https://www.politize.com.br/o-que-e-politica/ ).”

A Política nasce primeiro dos interesses da Comunidade, e são realizados e concretizados através dos nossos representantes escolhidos e eleitos por nós, cidadãos comuns.

A Sociedade pode manifestar seus interesses individuais ou coletivos de várias as formas, reuniões comunitárias, manifestações populares, plebiscitos, atos públicos, conversações, discussões, diálogos, comícios e etc.

No encontro, na comunhão das ideias, e no discurso, é possível o consenso e convencer o grupo a trocar, de religião, de opção política e até mesmo de time.

Na Religião, os Líder Espirituais se esforçam para arrebanhar e fidelizar seus seguidores nas Igrejas, Paróquias, Comunidades, Pastorais, CEBES, Movimentos… Na Política, os Líderes Sociais se esforçam para defender os interesses individuais e coletivos constitucionais, promovendo o bem comum social, nas reuniões em Associações de Bairros, Grupos de Rua, Escolas, Pastorais, Movimentos, Conferências, Câmara Municipal (Legislativo), Partidos… No Futebol os Técnicos e Atletas buscam convencer seus torcedores ou não que esse ou aquele time é o melhor. Assim, queira ou não estamos o tempo todo envolvidos nessas discussões.

Lembrando que hoje observamos as polarizações na religião com variadas denominações, no futebol uma infinidade de times além das outras modalidades esportivas, e na política os partidos as alas de interesses, direita, centro, esquerda e já é nítido a identificação da ala religiosa, porém a Evangélica. Nós Católicos temos muito o que aprender e avançar quanto às nossas escolhas e efetivo envolvimento. Mas estamos Caminhando, Graças a Deus!

Se para o Filósofo a política começa no seio familiar, e se expande para o resto da sociedade, nesse momento devemos voltar nossas atenções para a localidade, uma vez que iremos escolher nossos representantes mais próximos de nós. Aqui no Município é muito mais fácil o contato político para expressarmos nossos anseios, interesses e conseguir realiza-los através dos representantes eleitos por nós.

Vejam exemplos recentes de conquistas de interesse coletivo da nossa “ALA CATÓLICA EM CAMPO BELO/MG.”

Observação: A Sociedade Manifesta seus interesses à um ou mais representante político (Vereadores), na Câmara Municipal, a Casa Legislativa do Povo, que por sua vez fazem a indicação dessa manifestação e coloca em pauta para votação, sendo essa indicação de projeto de lei aprovado, é enviado para a aprovação do executivo e sua execução.

EXEMPLOS:

Apoio (recursos) da Câmara Municipal de Campo Belo para a realização da Jornada Diocesana da Juventude, ocorrida em 20 de agosto de 2023. https://www.instagram.com/p/Cw24gpuxiiU/?igsh=Zmdzamk1ZjRzMTBq

A inclusão da “Semana da Família” no Calendário de eventos do Município, uma realização atendo à manifestação de interesse da Comunidade Católica de Campo Belo, por meio dos nossos Líderes Espirituais, Representantes da Câmara Legislativa e o Executivo. (vejam que é necessário um envolvimento das partes, um sincronismo).

LEI Nº 4.188, DE 05 DE OUTUBRO DE 2023.

Institui a “Semana da Família” no Município de Campo Belo-MG e dá outras providências.

            O Povo do Município de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou, e eu, Prefeito Municipal, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Fica instituída, no âmbito do Município de Campo Belo-MG, a Semana da Família, buscando a valorização e a efetiva participação da família na sociedade civil.

Art. 2º. A Semana da Família integrará o calendário de eventos do Município de Campo Belo-MG.

Art. 3º. A Semana da Família será comemorada no segundo domingo do mês de agosto até o domingo subsequente.

Parágrafo Único. No período previsto no caput, a administração pública municipal, em conjunto com a sociedade civil e as igrejas das diversas denominações religiosas, realizarão atividades diversas, incluindo palestras com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância e a responsabilidade da família.

Art. 4º. Durante o período comemorativo, o Município divulgará os eventos, podendo ainda promover palestras ministradas pelos servidores de seu próprio quadro ou por convidados.

Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.                                               

Campo Belo, 05 de outubro de 2023.

ADALBERTO RIBEIRO LOPES

Prefeito Municipal em Exercício

Autoria: Vereador Elisson de Assis Casarino (Barão)

               Vereador Walbert Nery de Santana

               Vereador Luciano Ázara Resende de Alvarenga

Imagem: Política, uma grandeza pátria! – Nei Alberto Pies (neipies.com)

Por ADM Laércio Cristino Martins

1 comentário em “FÉ E POLÍTICA”

  1. É muito importante, a comunidade, entender como e quem pode transformar nossos sonhos comunitários em realidade. Por isso é necessário uma representação sensível às nossas causas coletivas. Parabéns à Câmara Municipal pelas indicações em prol do bem.

    Responder

Deixe um comentário