PRECIFICANDO PRODUTOS OU SERVIÇOS – PARTE 2

COMO CALCULAR PREÇO DE VENDAS A PARTIR DO ÍNDICE MARKUP –  (Parte 2)

O MKM, além de calcular o valor de venda do produto, facilita a fórmula de cálculo para outros produtos. Porém, para isso, é preciso já ter definido o valor do MKD, visto no início.

Calculando o MKM:

MKM = 1/MKD

MKM = 1 / 0,4885

MKM = 2,047708 (arredondando  2,05)

Assim calcula-se o preço de vendas utilizando a seguinte fórmula:

PV = PC x MKM

PV = R$ 100,00 x 2,05

PV = R$ 205,00

(o preço de venda é exatamente igual ao que obtivemos com a fórmula anterior)

CONFERINDO O VALOR OBTIDO COM UMA ESTRUTURA DE DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO
PV R$ 205,00 100%
(-) PC R$ 100,00 48,85%
(-) ICMS da venda R$ 36,90 18%
(-) PIS e COFINS R$ 9,53 4,65%
(-) Comissão do vendedor R$ 5,12 2,5%
(-) Despesas Administrativas R$ 12,30 6%
(=) LUCRO LÍQUIDO R$ 41,00 20%

Fórmula para conferência do lucro obtido (%):

% LUCRO  = Lucro / PV x 100

% LUCRO = 41 / 205 x 100

% LUCRO = 0,2 x 100

% LUCRO = 20 

EXEMPLO DE PRECIFICAÇÃO UTILIZANDO O MKM (índice já calculado anteriormente 2,05):

Uma xícara adquirida por um custo de R$ 1,40, considerando os mesmos impostos, despesas e margem de lucro, deve-se utilizar a seguinte formula:

PV = R$ 1,40 x 2,05

PV = R$ 2,87 

Observações: Parece complicado, mas com a pratica é possível fazer esses cálculos brincando. Lembrando que é necessário verificar se os impostos são os mesmos, pois costumam variar de acordo com as categorias dos produtos, e que as despesas administrativas podem ser rateadas e diluídas entre a totalidade de seus produtos.

Uma outra dica é solicitar ajuda profissional de um consultor ou contador para fazer um levantamento de qual é o índice dos custos administrativos em relação ao faturamento da empresa, através de uma média dos últimos meses contábeis.

 

Fonte: Pesquisa na Internet / Sebrae Amapá 

Por Laércio Cristino Martins / Sinformas Ltda. / jan/2019.

Deixe um comentário