MEI x GESTÃO

MEI X GESTÃO

MEI – Micro Empreendedor Individual, a oportunidade para quem já faz algum trabalho informal ou por algum outro motivo resolveu investir e tornar-se empreendedor.

É o primeiro passo para um negócio que tenha faturamento anual de até 81.000,00.

A pessoa não pode fazer parte de uma sociedade como sócio administrador ou titular em outra empresa.

O Micro Empreendedor poderá contratar uma pessoa com CTPS, será inscrito no CNPJ e terá suas seguridades sociais resguardadas.

Assim o investidor nessa categoria poderá abrir conta jurídica, realizar negociações junto a fornecedores dentre outras vantagens da pessoa jurídica, além de estar isento da sobrecarga tributária, contribuindo apenas com a seguridade social com um  pequeno valor mensal.

Essa categoria também está isenta e desobrigada a emitir NFes e Cupons Fiscais, desde que permaneça dentro da faixa de faturamento anual determinado.

O Cadastro poderá ser feito pela a Internet no portal do governo e sem pagamento de taxas, o investidor tem a opção de contratar, ou não, um profissional de contabilidade. É aconselhável quando não se tem o domínio para emissões de guias, declarações, registro e folha de pagamento quando possuir funcionário contratado.

Então MEI é o primeiro passo para uma grande empresa, diga-se de passagem, é a forma embrionária de se iniciar um grande empreendimento. Ser um Micro Empreendedor, além das obrigações fiscais e tributárias, que nesse caso não se aplica, existe um outro fator de grande relevância que é a Gestão, a Administração do Negócio. É imprescindível que o investidor tenha a real noção do objetivo, missão e a direção que precisa dar a seu investimento.

Somente com um controle sistemático do empreendimento é possível ter a visão exata de onde está e onde se poderá chegar.

Apesar do MEI ter a desobrigação fiscal, como empreendimento/negócio, não está isento de uma boa administração e controles organizacionais, tais como: entradas e saídas das mercadorias, gestão do estoque, uma consciente formação dos preços de vendas para não correr risco de perdas, cadastro de cliente e fornecedores, estatísticas e relatórios de vendas e lucratividade, curva média para compras dos produtos de maior giro, marketing e utilização das mídias e redes sociais adequadamente, e atualmente muito em pauta as vendas virtuais por aplicativos e ou sites de vendas e-commerce, veja “Meu Carrinho da Softcom”. Tudo isso não exige do investidor um domínio das ferramentas administrativas, que inicialmente parece complicado. Hoje existem Softwares específicos para manipulação e geração dos dados que auxiliam todos e qualquer empreendimento independentemente do seu porte, auxiliando na gestão e tomadas de decisões. Então o MEI não está isento de ter um Controle Organizacional de excelência para manter em alta a saúde do seu empreendimento.

Se voce já é cadastrado no MEI ou está interessado em se tornar um, fale conosco, conheça as nossas ferramentas e soluções de Gestão que temos especificamente para seu negócio.

Sistema de Gestão para MEIs da Softcom Tecnologia, tudo que voce precisa para operacionalizar e controlar o seu empreendimento.

“Administrar é preciso, viver não é preciso”

Saiba mais:

Portal gov.br:

https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/o-que-e-ser-um-mei

Dicas do SEBRAE:

Procure também a Sala do Micro Empreendedor da Prefeitura de Campo Belo, na Secretaria de Desenvolvimento, na Av João Pinheiro, em frente a sede da Prefeitura Municipal.

Laércio Cristino Martins

Consultor Adm/Coml

Sinformas Ltda.

Deixe um comentário